26/06/2009

sindicato de poesia: erva daninha

cartaz: arlindo fagundes

23/06/2009

SWATCH - "Marilyn" e "Bengala"

Em 1994 a Swatch lançou um conjunto de dois relógios, embalados numa caixa cartonada contendo os relógios, um puzzle e um cartaz, tudo concebido pelo artista italiano Mimmo Rotella. Utilizando imagens pré-existentes impressas em posters, cartazes de cinema, revistas, publicidade, etc., Rotella manipula-as, rasgando-as, envelhecendo-as ou acrescentando-lhes elementos, transformando-as em novas composições. Ao usar técnicas de colagem, o artista desconstrói o tema original introduzindo-lhe novos elementos de diversas proveniências, que fornecem uma outra leitura da imagem. Quando descola e/ou rasga põe em evidência as várias camadas que estão debaixo, substratos que se foram acumulando ao longo do tempo e que são novamente postos à superfície, mas sem o esplendor de outrora. Marcas da passagem do tempo e da impermanência das coisas e das pessoas.
Nos relógios que desenhou para a Swatch, Mimmo Rotella apropria-se das imagens de Marilyn Monroe e de um tigre. A utilização da imagem de Marilyn é muito recorrente no trabalho de Rotella pelo seu magnetismo sexual, beleza e sedução e simultaneamente por toda a fragilidade terna e trágica. Por outro lado, o tigre simboliza a força e a energia, o poder dos grandes predadores da natureza selvagem.
Em termos gráficos sobressai uma forte imagética de arquétipos pop, com Marilyn Monroe saída de um qualquer cartaz de filme e no outro relógio um tigre de garras afiadas com cores flamejantes, numa oposição entre a bela e a besta.

Modelos: “Marilyn” (GZ 133) e “Bengala” (GZ 132)– 1994
Autor: Domenico “Mimmo” Rotella (Catanzaro, 1918 – Milão, 2006)
Colecção: Swatch Art Special
Edição: 22.222 exemplares

09/06/2009

Crianças Pagãs

“Durante alguns minutos, ela ficou a ouvir os ruídos nocturnos, lá fora, antes de se virar de lado e ficar mais perto dele, suficientemente perto para lhe ver o rosto, suficientemente perto para pousar o coto do braço no peito dele. Se ele lhe pegar…
Ele pegou-lhe, pegou na extremidade dura e cheia de cicatrizes do braço dela e começou a acariciá-la ao de leve com os dedos. Ela ergueu a cabeça e ele pôs o braço à volta dela.
Chantelle disse:
- Já sei porque é que não fala comigo.
Ela esperou e ele perguntou:
- Porquê?
- Porque se vai embora para não voltar.
Desta vez, quando esperou e ele não disse nada, ela levantou a cabeça e pôs a sua boca contra a dele.”
Elmore Leonard - "Crianças Pagãs" - 2000

02/06/2009

Pedras Negras de Pungo Andongo (Pungo N'dongo) - Malanje - Angola