11/09/2007

SWATCH - "Deux Amoureux"

Em 1988, a Swatch lançou uma edição de três relógios assinados por outros tantos artistas ligados à Fundação Maeght: Valerio Adami, Pol Bury e Pierre Alechinsky.
O artista italiano Valerio Adami apresentou o relógio “Deux Amoureux” onde utiliza com grande mestria o seu traço característico para, num gesto de expressividade e precisão, representar um casal a beijar-se. O desenho é sempre o ponto de partida do trabalho de Adami. Mesmo quando utiliza a cor, esta está sempre confinada aos limites do traço de contorno.
O artista não procura representações realistas, mas sim captar momentos carregados de intensidade e significado. As suas obras são racionalizadas até ao mais ínfimo pormenor, não havendo lugar para elementos desnecessários. Toda a composição gráfica obedece a um propósito bem definido, todos os elementos cumprem uma determinada função essencial.
A representação de casais é recorrente no trabalho de Adami, sejam cenas de
origem mitológica ou do quotidiano. As figuras enlaçam-se criando uma entidade-nova. A fusão dos corpos não resulta, no entanto, em extase de paixão, ressaltando antes uma certa melancolia transcendental.
No relógio "Deux Amoureux", o contraste entre o branco do desenho e o preto do fundo (em negativo), reforça o simbolismo do momento que se eterniza no tempo.
A cidade de Braga recebeu a excelente exposição “A Mão que Pensa, Desenho e Narrativa” de V. Adami, apresentada no Museu Nogueira da Silva entre 24 de Novembro e 18 de Fevereiro de 2006.
Modelo: "Deux Amoureux" (GZ 111) - 1988
Autor: Valerio Adami (Bolonha, 1935)
Edição: 5.000 exemplares

Sem comentários: