13/09/2007

BRENDAN PERRY - Eye of the Hunter

Com a dissolução dos Dead Can Dance em 1998, findou um dos projectos mais emblemáticos da editora 4AD. Os Dead Can Dance, juntamente com os Cocteau Twins e os This Mortal Coil formavam o núcleo central duma estética assente numa sonoridade gótica etérea e numa imagem gráfica muito cuidada a cargo Vaughan Oliver e da V23.
Ao contrário de Lisa Gerrard, antiga companheira nos DCD, que muito tem editado desde o final do grupo, o disco Eye of the Hunter de 1999 é o primeiro e até agora, único registo a solo de Brendan Perry. Além deste disco, participou também no tributo a Tim Buckley Sing a Song for You em 2000 e mais recentemente numa música do álbum Clouds Without Water dos ZOAR. Enquanto Lisa Gerrard anda perdida num esoterismo new age completamente inconsequente, Brendan Perry enveredou por um estilo mais clássico. O imaginário medieval, mitológico e encantatório ainda está presente, mas sem os arremedos épicos dos DCD. Os cantautores como Leonard Cohen, Scott Walker, Nick Cave, Van Morrison e especialmente, Tim Buckley, são um referencial importante para o autor. O disco apresenta sete músicas originais e uma versão do tema "I Must Have Been Blind" do referido Buckley.
A voz grave e melódica de Perry assume um papel de destaque num disco essencialmente acústico e com um som muito límpido. O tom geral do disco é melancólico e nocturno, com baladas, alguns elementos folk-country e muito blues. O tema “Voyage of Bran” tem elementos orientalizantes ainda reminiscentes dos DCD. “Medusa” tem naipes de cordas e ritmo de valsa lenta. O final em falsetto de “Sloth” é uma verdadeira surpresa, quebrando alguma solenidade do disco. A percussão só aparece em "The Captive Heart", mas mesmo assim de forma muito esparsa. O disco termina com o tema “Archangel”, espécie de balada fúnebre a lembrar o último Scott Walker.
Eye of the Hunter é um disco subestimado, mas que o tempo consagrará como um clássico.
CAD 9015 - 04/10/1999
Saturday’s Child // Voyage of Bran // Medusa // Sloth // I Must Have Been Blind // The Captive Heart // Death Will Be My Bride // Archangel
Brendan Perry – Voice, 12 String & Electric Guitar, Mandolin, Keyboards // Liam Bradley – Drums, Cymbals // Martin Quinn – Pedal Steel Guitar // Glen Garrett – Electric and Upright Bass // Michael Brunnock – Backing Vocals on Saturday’s Child
Produced, Engineered and Art Direction: Brendan Perry