13/10/2009

As eleições em Braga

Mesquita Machado é um opositor muito forte: - sustenta-o uma teia clientelar urdida ao longo de 33 anos à frente da Câmara de Braga; - tem a vantagem dos que estão no poder e que usam e abusam das inaugurações como principal instrumento de campanha; - os recursos financeiros que dispõe para a campanha eleitoral são praticamente ilimitados; - é um rosto conhecido, familiar, com o qual muitos bracarenses ainda se identificam; - beneficia do apoio explícito de alguns órgãos de comunicação social locais; - e por fim, mas não menos importante, tem obra realizada.
Qualquer candidato teria imensas dificuldades em derrotá-lo no seu terreno.
Ricardo Rio foi um oponente à altura do desafio. Perdeu, mas tem todas as condições para sair vitorioso nas eleições de 2013, desde que não repita os erros cometidos nestas eleições. O principal erro residiu na constituição da lista à Câmara Municipal, onde Ricardo Rio lidera uma equipa, que certamente será valorosa, mas à qual não se conhece uma única ideia para Braga, qualquer intervenção cívica ou mérito especial. Ricardo Rio falou sempre sozinho, e para derrotar Mesquita Machado era necessário trabalho de equipa; - o pouco destaque que deu aos jovens nas diversas listas, também o enfraqueceu em relação ao seu principal opositor; - o apoio dado a candidatos como Seco Magalhães em Maximinos e a António Machado em Fraião, entre outros, foi embaraçoso para a sua mensagem de mudança; - o discurso mole em relação à substituição de chefias, de protagonistas e rostos do “Mesquitismo”, além de não conquistar qualquer voto nesse terreno, induz mais dúvidas nos indecisos e torna ainda mais penosa a transferência de votos “úteis” dos eleitores habituais do Bloco de Esquerda.
Vamos ver o que nos reserva o último mandato autárquico de Mesquita Machado e esperar que Ricardo Rio seja consequente com a confiança demonstrada por mais de 41.000 bracarenses.

1 comentário:

El Salvador disse...

Não vale a pena arranjar justificações de cariz político para nova vitória de Mesquita Machado. É preferível encarar a realidade. Os dinossauros mais antigos de Portugal são Jaime Soares, que conheço pessoalmente, e Mesquita Machado que tenho o indescritível prazer de não conhecer. São presidentes de Vila Nova de Poiares e Braga. Uma tem 10000 habitantes, a outra 175000. Mas no fundo são ambas Vilas onde a ruralidade se sobrepõe à democracia e à liberdade. Braga, minha terra natal porque eu não escolhi onde nascer, deixaste de fazer parte das minhas angústias. Não me mereces...ou viceversa. Até à próxima encarnação!