24/05/2014

Um Dia Ideal para o Peixe-Banana

"Tu estás bem, Muriel? Diz-me a verdade.
- Estou óptima. Pára de me perguntar isso, por favor.
- Quando é que chegaram aí?
- Não sei. Quarta de manhã, cedo.
- Quem guiou?
- Ele – disse a jovem – E escusas de ficar nervosa. Guiou lindamente. Até fiquei admirada.
- Guiou ele? Muriel, deste-me a tua palavra de …
- Mãe – interrompeu a rapariga -, já te disse que guiou lindamente. A menos de oitenta o caminho todo, para dizer a verdade.
- Ele pôs-se com aquelas coisas dele com as árvores?
- Eu disse que ele guiou lindamente, mãe. Vá, por favor. Pedi-lhe para não se afastar da linha branca, e isso tudo, e ele percebeu o que eu queria dizer, e fez o que eu pedi. Até fazia por não olhar para as árvores…via-se que sim. A propósito, o papá mandou arranjar o carro?"
J. D. Salinger – “Nove Contos” – 1948

Sem comentários: