23/01/2010

A Bela e o Mamarracho

O recente regresso do actor João Maria Pinto à Escola Secundária Sá de Miranda para uma conversa informal sobre os tempos de infância e juventude passados em Braga, teve vários méritos, mas principalmente o facto de ter denunciado no próprio local a sua tristeza por ver a centenária escola transformada num mamarracho.
Não escamoteando a relevância do programa de requalificação do parque escolar, nem a necessidade premente de recuperação do edifício da Escola Sá de Miranda, e até de dotá-la de novas valências para melhor responder aos desafios educativos da actualidade, considero absolutamente lamentável a solução arquitectónica que foi adoptada. O enxerto que foi construído na zona frontal descaracteriza completamente todo o conjunto e anula a notável imponência do edifício antigo.
Enfim, mais um edifício “Frankenstein” a juntar aos muitos outros existentes em Braga.

1 comentário:

Max Eirinha disse...

Mamarracho?

Estamos a fazer comrntários furtuitos, ou a refletir sob um ponto de vista arquitectónico, com comentários efectuados com base em conhecimento de causa? Eu não sou arquitecto posso ter a minha opinião...mas outra coisa é eu opinar sob um assunto só para provocar discussão!

Aceito o seu comentário no qual apelida esta obra arquitectónica de "Mamarracho", mas não compreendo, pois já tive a oportunidade de conhecer parte das obras que classifico de notável.
Não é pelo facto de um senhor que é actor de profissão dizer que é um mamarracho, que eu vou estar de acordo.
faz-me lembrar o Doente que em busca da cura vai ao vizinho sapateiro, pedir conselho em vez de ir ao médico.

De qualquer das formas, parabéns pelo Blog e pela discussão do tema.

Um abraço!

Max Eirinha