23/06/2009

SWATCH - "Marilyn" e "Bengala"

Em 1994 a Swatch lançou um conjunto de dois relógios, embalados numa caixa cartonada contendo os relógios, um puzzle e um cartaz, tudo concebido pelo artista italiano Mimmo Rotella. Utilizando imagens pré-existentes impressas em posters, cartazes de cinema, revistas, publicidade, etc., Rotella manipula-as, rasgando-as, envelhecendo-as ou acrescentando-lhes elementos, transformando-as em novas composições. Ao usar técnicas de colagem, o artista desconstrói o tema original introduzindo-lhe novos elementos de diversas proveniências, que fornecem uma outra leitura da imagem. Quando descola e/ou rasga põe em evidência as várias camadas que estão debaixo, substratos que se foram acumulando ao longo do tempo e que são novamente postos à superfície, mas sem o esplendor de outrora. Marcas da passagem do tempo e da impermanência das coisas e das pessoas.
Nos relógios que desenhou para a Swatch, Mimmo Rotella apropria-se das imagens de Marilyn Monroe e de um tigre. A utilização da imagem de Marilyn é muito recorrente no trabalho de Rotella pelo seu magnetismo sexual, beleza e sedução e simultaneamente por toda a fragilidade terna e trágica. Por outro lado, o tigre simboliza a força e a energia, o poder dos grandes predadores da natureza selvagem.
Em termos gráficos sobressai uma forte imagética de arquétipos pop, com Marilyn Monroe saída de um qualquer cartaz de filme e no outro relógio um tigre de garras afiadas com cores flamejantes, numa oposição entre a bela e a besta.

Modelos: “Marilyn” (GZ 133) e “Bengala” (GZ 132)– 1994
Autor: Domenico “Mimmo” Rotella (Catanzaro, 1918 – Milão, 2006)
Colecção: Swatch Art Special
Edição: 22.222 exemplares

Sem comentários: