13/04/2009

SWATCH - "Sueno Madrileno"

Em 1997 a Swatch lançou uma edição de vários modelos sob o tema “Night and Day” acompanhados por mapas de grandes cidades como Londres, Madrid, Zurique, Tóquio e Nova Iorque. O relógio dedicado a Madrid foi desenhado por Oscar Mariné, reputado designer espanhol com trabalhos concebidos para a Absolut Vodka (Absolut Mariné), Camper, Loewe, Fabrica Benetton, etc. É também o autor de cartazes de filmes de Pedro Almodóvar (“Tudo Sobre a Minha Mãe”), Alex de la Iglésia (“O Dia da Besta” e “800 Balas”), entre outros.
Oscar Mariné fundou e foi editor da mítica revista “Madrid Me Mata” estandarte da célebre movida madrilena dos anos oitenta, que deu cor e visibilidade a uma cidade cinzenta acabada de sair da longa ditadura franquista. O protagonismo adquirido pela revista levou-o a trabalhar durante uma década nos Estados Unidos, onde colaborou em revistas como a Times, Art in America, Artforum, Vibe, Metropolis, etc.
Mais recentemente foi o responsável pela remodelação gráfica dos suplementos do jornal El País, pelo design gráfico da conceituada revista C International Photo Magazine e pela imagem do novo centro cultural Matadero Madrid.
O relógio criado para a Swatch, tem na bracelete as suas icónicas personagens femininas delineadas em poucos traços livres cheios de força e expressividade, muito devedores da linguagem dos comics. No mostrador, as doze letras da frase MADRID ME MATA substituem os habituais números que marcam as horas. No verso da bracelete está a inscrição “OSA DE GRANDES PODERES / MADROÑOS E MARGARITAS / ESTRELLAS SON TUS MUJERES / ASTROS DE NOCHES MOVIDAS”.
A acompanhar o relógio, vem um mapa de Madrid desenhado por Mariné, sinalizando os percursos e os locais de visita obrigatórios da cidade.
Este modelo também foi lançado como Maxi Swatch (MGB 181).

Modelo: “Sueno Madrileno” (GB 181) – 1997
Autor: Oscar Mariné Brandi (Madrid, 1951)
Colecção/Tema: Night and Day

Sem comentários: