17/09/2008

SWATCH - "Sam Francis"

Na colecção Primavera/Verão de 1992 a Swatch lançou um dos seus mais extraordinários modelos de sempre. O relógio concebido por Sam Francis materializa com grande sucesso a relação intensa que a Swatch tem mantido ao longo dos anos com o mundo da arte.
Samuel L. Francis nascido em 1923 na Califórnia, estudou botânica e medicina antes de ser incorporado na Força Aérea americana para combater durante a II Guerra Mundial. Um desastre de avião custou-lhe um internamento num hospital por longos anos e foi aí que começou a pintar. Após recuperar do acidente regressou à Universidade de Berkeley para realizar estudos artísticos.
Os trabalhos iniciais de Sam Francis evidenciam as influências do expressionismo abstracto e de artistas como Mark Rothko e Clyfford Still. A estadia de Sam Francis no Japão e os ensinamentos do budismo zen marcam também a sua produção posterior.
O relógio que Sam Francis idealizou para a Swatch expressa o seu inconfundível estilo com grande esplendor e impacto visual. As manchas e pingas de tinta são espalhadas de forma aparentemente aleatória numa grande dinâmica gestual, deixando diversas áreas da tela branca à vista.
O modelo foi lançado em edição limitada e numerada, embalado numa caixa de cartão preto com diversas gravuras e textos dos estudos que o artista realizou para a elaboração deste relógio.
Modelo: “Sam Francis” (GZ 123) – 1992
Autor: Samuel L. Francis (California, 1923 – 1994)
Colecção: Swatch Art Special
Edição: 49.999 exemplares

Sem comentários: