12/04/2008

SWATCH - "Tempo Libero"

O relógio que destaco desta vez é o “Tempo Libero” da autoria do grande designer italiano Bruno Munari. Conheci as ideias e os trabalhos de Munari através da Prof. Manuela Gregório nas aulas da Secundária Carlos Amarante. Li de rajada em finais dos anos 80, “Das Coisas Nascem Coisas” e “Artista e Designer” publicados pelas Edições 70, livros determinantes na forma como passei a perspectivar a arte, o design, a estética, etc.
Bruno Munari foi professor, artista, designer gráfico e industrial, autor de diversos livros de ensaio e para a infância, conviveu com os futuristas em Itália e com os surrealistas em Paris, fundou o Movimento Arte Concreta, legou uma obra monumental e multifacetada que faz dele uma das personalidades mais interessantes do último século.
O derradeiro trabalho realizado por Munari foi o Swatch “Tempo Libero” onde expressa todo o seu humor e sentido lúdico, num relógio cujos números impressos em pequenos discos soltos movem-se livremente contrariando a rigidez do tempo - "L'ora che vogliamo noi, a ogni nostro gesto".
Modelo: “Tempo Libero” (GN 172) - 1997
Autor: Bruno Munari (Milão, 1907 – 1998)
Colecção: Swatch Artist’s Collection (Edição Limitada)

1 comentário:

Anónimo disse...

gostava de saber se é possível hoje em dia comprar o relogio. Se conhecer uma forma agradeço contacto. roberto_andrade_@hotmail.com
obrigado