03/10/2007

Fast Forward Braga

Vai realizar-se nos próximos dias 19 e 20 de Outubro a 2.ª edição do Fast Forward Film Festival - Portugal organizado pela Velha-a-Branca. Este Festival é a versão portuguesa do evento com o mesmo nome originário de Chicago, realizando-se também uma edição na Irlanda.
O conceito inerente ao Festival é simultaneamente simples, barato e estimulante: é um festival/concurso de curtas-metragens onde os participantes têm que realizar um filme em menos de 24h, em vídeo digital. O filme deve ter, no máximo, 3 minutos de duração, sendo os temas divulgados pela organização no iní­cio do certame. Os trabalhos têm que ser realizados e entregues até ao final do dia seguinte.
A edição anterior do Festival excedeu as melhores expectativas no que toca à adesão de concorrentes e de público, tendo sido apresentados mais de três dezenas de filmes vindos de equipas de todo o país.
Ao contrário de outros festivais de cinema onde as pessoas são meros espectadores passivos do programa proposto pela organização, o Fast Forward desafia-nos para uma participação activa. Os filmes a exibir no Festival são os que forem submetidos ao concurso e serão eles que determinarão o sucesso do evento.
É também um Festival democrático e popular, podendo participar os jovens e os menos jovens, os profissionais e aqueles que vão realizar um filme pela primeira vez, todos em pé de igualdade. A inscrição no festival implica apenas o pagamento de um valor simbólico por cada equipa participante. É também pouco exigente em termos de requisitos técnicos, sendo mais valorizadas as boas ideias e a capacidade de realizá-las rapidamente.
O Festival tem o mérito de incentivar a criação de novas obras e o aparecimento de novos criadores numa área com forte componente criativa e tecnológica. Paralelamente ao Festival realizam-se workshops de edição de imagem e de produção áudio, reforçando as competências técnicas dos interessados e fomentando uma nova dinâmica na área do cinema, vídeo e multimédia. Este tipo de iniciativas contribui para a criação da massa crítica indispensável no quadro da sociedade do conhecimento.
Acredito que só uma população criativa e tecnologicamente evoluída será capaz de atrair investimentos e empresas inovadoras que criarão novos e melhores postos de trabalhos, contribuindo assim para uma maior competitividade e a melhoria das condições de vida.
O Fast Forward é uma das propostas mais interessantes e com maior potencial surgidas em Braga nos últimos anos. Surpreendentemente (ou não), as entidades locais estão alheadas do Festival, sendo a Adobe Systems, uma multinacional sem qualquer interesse especial por Braga, o maior patrocinador do evento.






Sem comentários: