19/09/2007

A Manivela do Tempo

Os artistas Paulo Bonito e Ricardo Fiuza apresentaram em conjunto a exposição Hurdy Gurdy - A Manivela do Tempo na Velha-a-Branca entre 9 Dezembro e 12 Janeiro de 2006. O ponto de partida para este projecto foi o gosto comum por música. A obra “Touch Works” – (For Hurdy Gurdy and Voice) de Phill Niblock serviu de banda sonora.Os autores produziram diversos estudos, esboços e textos durante a preparação da exposição que compilaram em pequenos cadernos. O fanzine recolhe uma selecção desses cadernos, acrescentada com outros trabalhos realizados no âmbito deste projecto.
Paulo Bonito apresenta desenhos impressionistas e textos poéticos entre o introspectivo e o alucinatório. Os textos são desprendidos de regras e sentidos evidentes, antes apontando para uma torrente referencial: recordações de infância, tocadores de realejo, proletariado e revolução industrial, cinema e documentários, concertos de música, e tudo mais.
Por outro lado, os desenhos a tinta-da-china de Ricardo Fiuza são intrincadas estruturas circulares que criam formas muito orgânicas. A repetição dos sons, o drone, induzindo um estado de transe, a “flor perfeita” como arquétipo efémero e mágico da beleza, a poesia de Paul Valéry, aforismos orientais, são alguns dos tópicos explorados pelo autor na busca da sublimação dos dois mundos: o interior e o exterior.
A edição limitada e personalizada de 71 exemplares era acompanhada por um clip metálico produzido numa máquina de fazer espirais. Phill Niblock e o disco Perpetuum Mobile dos Einsturzende Neubauten foram o fundo musical na festa de lançamento do fanzine.

Fanzine A5 policopiado, 24 págs. Arranjo gráfico: Helena Carneiro. Edição: Velha-a-Branca - estaleiro cultural, Braga, Fevereiro de 2006.

Sem comentários: