23/08/2007

SWATCH - "Lots of Dots"

O “Lots of Dots” foi o segundo relógio lançado para os membros do Club Swatch. O clube de fãs foi formado em 1990 na Suiça, expandindo-se rapidamente, contando hoje com milhares de membros espalhados por todo o mundo. O relógio “Lots of Dots” foi concebido pelo arquitecto italiano Alessandro Mendini, reputado teórico e editor de revistas (Casabella, Modo, Domus, etc.) e autor de diversas criações para prestigiadas marcas internacionais como a Alessi, Cappellini, Renault, Ritzenhoff, Swarovski, Vitra, etc.
Mendini desenvolveu trabalhos nas mais diversas áreas – arquitectura, escultura, decoração e cenografia, design (jóias, mobiliário, vidro, utensílios, interiores, etc.)

Exerceu também as funções de director artístico da Swatch durante vários anos, tendo desenhado outros modelos para a marca como o “Cosmesis” (GM 103), “Metroscape” (GN 109) e o relógio de mesa “Monumento Mendini” (GZS02).
No “Lots of Dots, Mendini explora as experiências iniciadas em 1978 com a famosa “Proust Chair”, utilizando o padrão pontilhista baseado num pormenor de um quadro do artista pós-impressionista Paul Signac.
O padrão de pontos cobre toda a superfície do relógio, dissolvendo a forma do objecto numa espécie de nebulosa de partículas flamejantes, que dão ao relógio um aspecto mágico e irreal. No centro do mostrador observa-se a assinatura do autor.
O designer italiano recorreu inúmeras vezes no seu trabalho a este tipo de padrão, sendo uma das suas imagens de marca.
Modelo: “Lots of Dots” (GZ 121) – 1991/92
Autor: Alessandro Mendini (Milão, 1931)
Edição: 40.070 exemplares

Sem comentários: