27/08/2007

Uma estátua em bolandas

Em reunião recente, as Juntas de Freguesia urbanas de Braga tiveram oportunidade de expressar os seus anseios e ambições a Mesquita Machado. Do rol apresentado ao Presidente da Câmara, a pretensão do Presidente da Junta da Cividade de retirar a estátua de D. João Peculiar do Largo de S. Paulo tem merecido ampla repercussão pública.
O Presidente da Junta da Cividade, Peixoto dos Santos, alega dois motivos principais para justificar a sua pretensão, um de ordem estética, outro de ordem moral: - a escala da estátua não se adequa ao Largo de S. Paulo, ficando “perdida” no meio daquele espaço; - o báculo de forma fálica, desagrada à população em geral e às religiosas que passam frequentemente no local, em particular.
Ao longo do tempo tem ocorrido diversas polémicas em redor de estátuas, monumentos e outra iconografia colocada em lugares públicos. A polémica aparece, invariavelmente, associada à Igreja: - todos se recordam dos casos das pirâmides do monumento ao Papa João Paulo II, da projectada estátua do Cónego Melo, dos painéis heréticos do altar da Cripta do Sameiro e agora a estátua do Arcebispo D. João Peculiar.
Não existindo nenhuma imagem conhecida do antigo Arcebispo de Braga, contemporâneo do rei D. Afonso Henriques, o escultor Raul Xavier deixou a sua imaginação criativa à solta na execução do trabalho. A estátua de corpo inteiro em tamanho real apresenta diversas particularidades, como sejam os traços fisionómicos de “irredutível gaulês”, uma mitra minúscula que mais parece um elmo de guerreiro, as mangas arregaçadas, e com especial destaque o báculo que tem uma evidente forma de pénis.
A estátua foi encomendada pela Câmara de Braga para ser colocada no Largo D. João Peculiar, contíguo à Igreja da Misericórdia e à entrada lateral da Sé Catedral. O pedestal em pedra esteve mesmo colocado no local durante imenso tempo, mas a estátua nunca lá foi colocada. Compreende-se bem porquê.
Qual não terá sido a reacção das autoridades eclesiásticas quando viram a estátua pela primeira vez?...Rapidamente previram a polémica que causaria inserida num dos locais mais nobres e visitados da cidade. Para mais, quando a polémica sobre a estátua do Cónego Melo ainda estava bem acesa. De forma prudente, as autoridades promotoras da estátua decidiram deslocá-la para um local mais discreto.
Como o Largo de S.Paulo tinha sido transformado numa eira, que é a marca registada das intervenções da Câmara nos Largos e Praças da cidade e não havendo no local qualquer adorno ou chafariz foi lá inaugurada em 05 de Dezembro de 2003 a estátua de D. João Peculiar. À parte alguns comentários jocosos e risinhos trocistas dos observadores mais atentos, a coisa não provocou grande alarido.
Entendo que é importante reflectir e discutir sobre o espaço público e as diversas opções para a sua ocupação. No entanto, estranho que só agora, passados quase quatro anos da inauguração, o Presidente da Junta venha expressar publicamente o seu desagrado. Mais se estranha ainda que tenha usado uma imagem do Largo de S. Paulo com a estátua enquadrada para a capa de um folheto editado recentemente pela Junta.
O Presidente da Junta da Cividade, em nome da harmonia do local e dos bons costumes, quer que as autoridades competentes retirem a estátua do local e a recoloquem no Largo D. João Peculiar. A Igreja, pela voz do Bispo Auxiliar D. Antonino Dias, já disse que não quer saber do caso, que “a Câmara é que encomendou a escultura e que a pagou. A diocese nunca foi ouvida”.
Por seu lado, Mesquita Machado além de ter pago com dinheiros do município uma estátua sem concurso, sem critério e sem gosto, ainda afirma à Agência Lusa que desconhece quem é o proprietário da estátua e, com sobranceria, “que não tem tempo a perder com essas coisas”.
Peixoto dos Santos aspira obter um fontanário para substituir a estátua de D. João Peculiar. Esperemos que não receba em troca o chafariz renegado pela Junta de S. João do Souto na mesma reunião com o Presidente da Câmara.
(também publicado na edição de 29/08/2007 do jornal Diário do Minho)
Na sequência da publicação deste texto, o Presidente da Câmara de Braga assegurou ao jornal Correio do Minho (30 de Agosto) que a autarquia “não pagou, não encomendou, nem escolheu a estátua”. Esclareceu ainda que o antigo Deão do Cabido da Sé, Cónego Melo, “é que pode explicar melhor quem mandou fazer e quem a pagou”.
Estes novos desenvolvimentos merecem três comentários:
- folgo em saber que a amnésia de Mesquita Machado foi passageira;
- as novas declarações do presidente da Câmara contradizem completamente as proferidas antes por D. Antonino Dias. Isto é tanto mais grave porque se trata de um alto dignatário da Igreja Católica. Em quem podemos acreditar?;
- definitivamente, as estátuas não proporcionam grandes recordações ao Cónego Melo.

4 comentários:

Nihil novi disse...

Eu próprio já vi a estátua. E ri-me, feito parvo. O formato é evidente e realista, ao contrário do que certos “inocentes” sugeriram na TV. Algum "artista" quis singrar e ganhar umas coroas pela afronta e insulto aos mais devotos, para depois se arvorar em incompreendido. Defendo o estado laico, mas não suporto a intolerância laica que esquece as nossas raízes e quer queimar os nossos avós na fogueira. Penso que a arte deve aproximar as pessoas e os povos e não dividi-los. Por este andar ainda vai aparecer uma estátua do bispo a enfiar o báculo no traseiro de algum inimigo do Fundador e temos um problema diplomático. O simbolismo do poder transposto do báculo para o falo é básico e gratuito: não traz nada de novo e é de mau gosto. Seria como uma estátua de Salazar com a foice e o martelo ou uma estátua de A. Cunhal com um uniforme da Legião Portuguesa ou uma cruz ao peito, para mencionar duas personalidades polémicas. Mas como diz o povo "quem tem fome fala de pão". O que os nossos impostos andam a pagar!!!
José Luís Brandão

Pedro Antunes disse...

Ex.mo Senhor

Foram tornados públicos novos esclarecimentos sobre o caso. Pode dar uma espreitadela em paraquandoanossarevolucão.blog.pt.

Obrigado

Maria Teresa disse...

De um momento para o outro, o báculo peculiar, passou a ser figura de cartaz na cidade dos arcebispos.
Após uma atenta passagem por cerca de duas dezenas de blogues supostamente bracarenses, o Bracara Angustia pareceu-me o que divulgou a famosa notícia, no dia 12 do corrente mês.
Seguidamente, a bomba rebentou....os rumores comfirmaram-se, surgem as notícias, surgem os espantos e, o nosso Mesquita Machado, mais uma vez adoptou a política da avestruz numa tentativa frustrada de sacudir a água do capote. Porém, não conseguiu difarçar o mal estar causado pelo embróglio (desculpem, pelo báculo).
Logo de seguida, o Bracara Angustia e o Bragaparks,foram os únicos que prestaram com exctidão e rigor, todos os esclarecimentos acerca da origem de tal famosa escultura fálica, que o dito senhor mandante dizia desconhecer.
Sinto-me envergonhada, pois poderiamos pensar que tal escultura fosse uma manifestação de fertilidade, mas pelos vistos, já nem o viagra o transformará num menir alentejano, nem tão pouco num croquete das frigideiras....
Obrigada a todos

Zé de Braga disse...

Sondagem sobre o báculo Peculiar em "Bracara Angustia" e ponto final na coisa.
http://bracarangustia.blogspot.com/