24/06/2007

COIL - The Ape of Naples

O último álbum de estúdio dos Coil, apresenta onze temas reunidos por Peter Christopherson, tendo sido editado após a morte prematura, em Novembro de 2004, de John Balance, vocalista e membro fundador de um dos mais extraordinários e originais grupos musicais de sempre.
Seis das onze músicas do disco datam das míticas sessões de estúdio com Trent Reznor, gravadas há mais de uma década, para um álbum com o título provisório Backwards que seria lançado pela editora do vocalista dos Nine Inch Nails, e que foi sendo sucessivamente adiado e nunca concretizado.
Outras, como “A Cold Cell” e "The Last Amethyst Deceiver", já eram conhecidas de concertos e de discos anteriores ("Teenage Lightning 2005"). No entanto, estes temas surgem em The Ape of Naples em versões completamente retrabalhadas. Apesar da origem dispersa dos temas, o disco apresenta uma grande unidade e coerência.
Todos os temas do disco são vocalizados por Balance em diversos registos, mas sempre com grande beleza e intensidade. Ao contrário do que é habitual nos Coil, não há temas instrumentais, parecendo que Christopherson e restantes colaboradores fizeram questão em sublinhar a importância do malogrado vocalista na definição do universo estético do grupo.
The Ape of Naples constitui uma grande homenagem ao génio artístico de John Balance, assumindo-se desde já como um clássico absoluto ao nível de discos como HorseRotorvator, L.S.D e da série Musick to Play in the Dark.
Fire Of The Mind / The Last Amethyst Deceiver / Tattooed Man / Triple Sun / It's In My Blood / I Don't Get It / Heaven's Blade / Cold Cell / Teenage Lightning 2005 / Amber Rain / Going Up
UK CD Threshold House THRESH2, 02/12/2005
Jhonn Balance, Peter Christopherson, Drew McDowell, Simon Norris, Thighpaulsandra, Cliff Stapleton, Mike Yorke, Francois Testory (voc. on 11). Ian Johnstone - artwork

Sem comentários: