02/06/2015

Sérgio Conceição pode continuar?

O jogo da final da Taça de Portugal, foi de certeza, o jogo mais penoso para mim, enquanto adepto do SC Braga há mais de 35 anos. Ainda não consigo acreditar no que aconteceu ontem… Leio as declarações de Sérgio Conceição e fico estupefacto: “Fomos superiores em tudo” – de que é que ele está a falar??! – com menos uma unidade desde os 15 minutos, o Sporting foi superior no tocante à posse de bola, número de ataques, remates, cantos, para não falar na atitude. Ou seja, mesmo em inferioridade numérica, o Sporting foi superior em todas as variáveis determinantes num jogo de futebol. Então Sérgio, fala de quê? – Fomos superiores em quê, afinal? Certamente, só pode estar a referir-se à nossa superior incompetência para controlar e ganhar um jogo, que não podíamos perder da forma que perdemos. Domingo era o nosso dia.

Avalio o trabalho realizado por Sérgio Conceição ao longo da época 2014/15 como globalmente positivo, pois pegou numa equipa desmoralizada pela péssima campanha, que culminou na pior classificação da última década e praticamente com os mesmos jogadores, atingiu o 4.º lugar no Campeonato e realizou um brilhante percurso até à final da Taça de Portugal.

No entanto, não consigo compreender como mantém um jogador como Baiano a titular: Baiano a atacar nunca provoca qualquer desequilíbrio, e os seus cruzamentos para a área são inofensivos; mas de um defesa espera-se, pelo menos, que saiba defender, e Baiano nesse aspecto, é incapaz de ganhar qualquer duelo 1x1 e quando apanha pela frente um jogador mais dotado tecnicamente, defende-se a ele próprio, recuando, recuando, até ao interior da área, com medo de disputar a bola e ser fintado. Enfim, com Sérgio Conceição esta "pérola" é titular indiscutível.

Salvador Agra é outro caso inexplicável – eventualmente, teria valido a pena apostar na sua adaptação a lateral direito, pois muito dificilmente seria pior que Baiano – e com Sérgio Conceição joga sempre. Baixar a cabeça e correr em frente, faz de alguém um jogador de futebol? Em quase duas épocas no SC Braga, a única coisa de jeito que fez, foi marcar um golo ao Benfica, pois tirando isso, tudo o resto é para esquecer.

Colocar Sasso a defesa esquerdo na Final, não lembraria a ninguém, a não ser a Sérgio Conceição: quantas vezes jogou Sasso nessa posição, esta época? Com Tiago Gomes (outra preciosidade) e Pedro Santos no banco, em que estaria Sérgio a pensar, ao colocar Sasso na lateral esquerda? Alguém ainda se lembra do que aconteceu quando Jesualdo teve igual ideia brilhante contra o Sporting em Alvalade?

A derrota na Final da Taça de Portugal, nas condições e circunstâncias em que ocorreu jamais se ultrapassa, nem será esquecida. Por isso, Sérgio Conceição não terá condições para ser o treinador do SC Braga na próxima época – a margem de tolerância será zero e aos primeiros maus resultados (e eles inevitavelmente vão surgir) a contestação será crescente e insustentável, obrigando a Direcção a trocar de treinador com a época a decorrer e isso raramente dá bom resultado. Basta recordarmos Rogério Gonçalves e Jorge Paixão.