25/11/2010

Peter 'Sleazy' Christopherson (1955-2010)

(Throbbing Gristle, Psychic TV, Coil)

A História repete-se

Portugal sempre teve no decurso da sua longa existência períodos de grandes oportunidades, que se poderiam ter traduzido em prosperidade e desenvolvimento. Bastaria recordar os períodos expansionistas, onde dominamos as rotas das especiarias e todo o ouro vindo do Brasil. De todas estas imensas riquezas, o que é que nos ficou? – O Convento de Mafra e pouco mais.

Mais recentemente, Portugal tem recebido desde 1984 cerca de 7,5 milhões de euros por dia (incluindo sábados, domingos e feriados) da União Europeia (grosso modo, da Alemanha) para modernizar a nossa economia e torná-la mais competitiva. Ao mesmo tempo, “torramos” cerca de 500 toneladas de ouro desde 1974 (tínhamos reservas de 866 ton. e hoje temos 382,5 ton.) e privatizamos praticamente tudo o que havia para privatizar. De tudo isto, o que é que nos ficou? – O Centro Cultural de Belém, uns quilómetros de auto-estradas e… Não temos remédio.

23/11/2010

Por motivos académicos/profissionais tive, novamente, que me ausentar de Braga a maior parte do tempo. Este blogue tem estado parado, pois a vontade e a disponibilidade para o actualizar tem sido muito pouca. No entanto, ainda no âmbito da blogosfera, comecei há cerca de três meses a colaborar no blogue Under Review, dedicado à música urbana portuguesa. Para mim, foi um grande privilégio ter sido convidado para o efeito, na medida em que o considero um dos melhores blogues nacionais. Toda a minha disponibilidade para postar tem sido canalizada para esse projecto colaborativo, que abrange toda a produção nacional desde os anos 50 até à actualidade, tendo já mais de 750 entradas sobre grupos musicais dos mais variados estilos. É, evidentemente, um projecto infindável, que se fará ao longo do tempo.
Pretendo continuar a intervir e a reflectir sobre matérias de política local e nacional no Bragaparks, actividade que retomarei logo que seja possível.