26/04/2010

Da Polícia Municipal

Em relação à crescente insegurança vivida em inúmeros locais da cidade, o Presidente da Câmara de Braga respondeu que a Polícia Municipal, por lei, não tem atribuições de segurança e que «a Polícia Municipal é administrativa, significa que apenas tem funções na área das posturas municipais».
Vejamos o que a Lei n.º 19/2004 de 20 de Maio, estipula relativamente a estas matérias:

"Artigo 2.º - Atribuições
1 - …
2 – As polícias municipais cooperam com as forças de segurança na manutenção da tranquilidade pública e na protecção das comunidades locais.

Artigo 3.º - Funções de polícia
1 - …
2 – As polícias municipais exercem, ainda, funções nos seguintes domínios:
a) Vigilância de espaços públicos ou abertos ao público, designadamente de áreas circundantes de escolas, em coordenação com as forças de segurança;
b) Vigilância nos transportes urbanos locais, em coordenação com as forças de segurança;
c) Intervenção em programas destinados à acção das polícias junto das escolas ou de grupos específicos de cidadãos;
d) Guarda de edifícios e equipamentos públicos municipais, ou outros temporariamente à sua responsabilidade;
e) Regulação e fiscalização do trânsito rodoviário e pedonal na área de jurisdição municipal."

07/04/2010

A cultura e a salsicha

Em recente entrevista à Time Out Porto, Adolfo Luxúria Canibal respondendo à questão do que faz falta em Braga, apontou a escassez de oferta cultural e de massa crítica na cidade. Quando questionado sobre o que há de bom em Braga, o vocalista dos Mão Morta foi mais eloquente: “- Braga é uma cidade boa para morrer. Uma pessoa não fica com muitas saudades da vida, não é?”.

Contrariando este cenário mórbido traçado por Luxúria Canibal, o estaleiro cultural Velha-a-Branca propõe-se realizar “um evento totalmente inovador”, uma produção em vídeo (“lip dub”) de divulgação da actividade cultural da cidade de Braga. O vídeo que se prevê que venha a envolver 400 participantes será divulgado na internet e servirá de ensaio para outras realizações idênticas que sublinhem as potencialidades culturais da cidade. Os promotores asseguram que “o envolvimento de tanta gente no projecto, constitui, por si só, uma garantia da sua publicitação”. Prometem também não se ficar por aqui, pois se esta primeira experiência correr bem Braga Barroca, Teatro Circo, Câmara Municipal, Sporting Clube Braga, Sete Fontes, entre outros, podem justificar novas produções “lip dub”.

Há uns anos atrás, quando estavam na berra, não as redes sociais da internet, mas os recordes do Guinness, o Snack-Bar “Rampinha” em Maximinos empreendeu diversas jornadas gloriosas totalmente inovadoras e com o intuito de levar bem longe o nome de Braga – confeccionou a maior francesinha do mundo. Devido ao grande êxito da iniciativa, seguiram-se mais façanhas: o maior prato de marisco, o maior cachorro especial e o maior prato de petiscos do mundo. O autor destes feitos, que mereceu até o apoio da Região de Turismo Verde Minho, assegurou à comunicação social que mesmo em tempos de crise "O povo gosta é de festa e de comer e beber".

Braga é um espanto, não é?